Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde | Inclusão no Plano de Assistência Médica Complementar (PAC)

O que é?

Podem ser inscritos no Plano de Assistência Médica Complementar (PAC) do IPE Saúde:


  • filho(a) solteiro(a)
  • enteado(a) solteiro(a)
  • tutelado(a) solteiro(a)
  • menor sob guarda solteiro(a)
  • neto(a)


A inclusão dos dependentes deve ser levada a efeito em até 90 dias após a perda da condição de dependente do Plano Principal.


A inclusão do neto deve ser levada a efeito em até 90 dias, contados do seu nascimento.


OBSERVAÇÃO: se essa é a primeira vez que você possui IPE Saúde por ter acabado de ingressar no serviço público do Estado ou de outro ente ou entidade conveniada com o IPE Saúde e possui filhos(as), enteados(as), menor sob guarda solteiro (a) ou tutelados(as) solteiros(as), é possível colocá-los(as) como beneficiários do PAC, desde que isso seja feito até 90 (noventa) dias, contados do efetivo exercício ou da assinatura dos instrumentos contratuais, caso em que a idade limite de ingresso dos usuários é limitada em 45 (quarenta e cinco) anos incompletos.


A inclusão do neto por novos segurados do IPE Saúde, em virtude de ingresso no serviço público ou através dos contratos previstos no art. 37 da Lei Complementar nº 15.145/2018, deverá ser levada a efeito em até 90 (noventa) dias, contados do efetivo exercício ou assinatura dos instrumentos contratuais, caso em que a idade limite de ingresso do usuário é limitada em 18 (dezoito) anos de idade incompletos.

Forma de Solicitação

Preenchimento de formulário e envio de documentos digitalizados diretamente no site do IPE Saúde (clique em "Acessar o Serviço", no botão verde no topo desta página).

IPE Saúde