Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde | Solicitação de Permanência como Optante

O que é?

Ao perder o vínculo com o Estado ou com os Órgãos Conveniados ao IPE-Saúde, o ex-servidor poderá optar por permanecer no sistema de assistência à saúde.

Essa opção também se estende ao servidor público estadual que interromper o exercício de suas atividades funcionais sem direito à remuneração e sem perda da sua condição de servidor. É caso do servidor licenciado sem remuneração, cedido sem ônus ou afastado sem remuneração e o servidor contribuinte do RGPS em licença saúde.

Ainda, o dependente que perder o vínculo com o segurado por óbito ou separação, ou perder o PAC, e o ex-pensionista poderão permanecer no IPE-Saúde como Dependente Optante.

Forma de Solicitação

O segurado deverá se dirigir a um posto de atendimento do IPE Saúde, com os documentos necessários, para solicitar a sua inscrição como optante no prazo de 90 dias consecutivos da perda da condição de segurado.

ATENÇÃO: durante a pandemia do Coronavírus, a solicitação de permanência/Renovação/Interrupção/Reingresso do IPE Saúde como optante ou licenciado acontece com envio de e-mail para optante@ipesaude.rs.gov.br com a documentação digitalizada em anexo.

Confira as informações e os documentos necessários conforme o caso:

Ex-servidor público estadual/Fundações

Ex-servidor de Prefeituras/Câmaras

Ex-dependente

Ex-PAC

Ex-Pensionista

Licenciado (sem remuneração) - Licença para tratar de interesses particulares

Licenciado (sem remuneração) - Licença para acompanhar cônjuge

Licenciado (sem remuneração) - Licença Saúde (RGPS)


Cedido (sem ônus)

Reingresso de Optante

Ex-segurados: retorno como optante (até 4/11/2020)

IPE Saúde