Declarações para Imposto de Renda

Para os segurados de municípios e órgãos que têm contrato junto ao IPE Saúde, o desconto da contribuição é feito na fonte, ou seja, é feito pelo órgão para o qual trabalham. É para esse órgão que o segurado deve pedir qualquer declaração para fins de Imposto de renda. (O IPE Saúde não tem acesso às folhas de pagamentos dos municípios e não realiza os descontos das contribuições).

Contudo, há alguns municípios que promovem ajuda de custo no valor da contribuição ao IPE de seus servidores. Por exemplo, se a Prefeitura ajuda com metade do valor, o desconto do servidor e o que a Prefeitura declara à Fazenda Pública não irá fechar. Nestas situações, muitas vezes, os declarantes do IR caem na "malha fina". Para poderem se apresentar à Receita Federal, devem obter junto à Prefeitura uma declaração do que a Prefeitura descontou e precisarão solicitar ao Setor de Convênios uma declaração do que o IPE Saúde recebeu da Prefeitura.

Neste caso, o segurado deve enviar email para convenios@ipesaude.rs.gov.br com nome, número de matrícula IPE Saude, CPF e período de que precisa da declaração. O setor envia um email para o segurado com a declaração em PDF.  Com posse destes dois documentos (do IPE Saúde e da Prefeitura), o segurado pode apresentar os valores à Receita Federal. Trata-se do único caso em que o IPE Saúde fornece declaração para fins de imposto de renda aos segurados municipais.