Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dezembro laranja: mês de atenção ao câncer de pele

Publicação:

Cópia de Cópia de Cópia de Atendimento médico (7)
Uso de chapéu é uma das recomendações para evitar o câncer de pele. - Foto: Andrea Piacquadio/Pexels - Divulgação

O câncer de pele corresponde a quase um terço de todos os tipos de câncer no Brasil, sendo mais frequente do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em função da colonização de origem europeia, o Rio Grande do Sul é um dos locais com maior incidência do problema. 

A médica dermatologista do IPE Saúde, Michelle Lise, destaca que a principal causa do câncer de pele é a exposição solar - não somente quando se vai à praia ou nos momentos de lazer, mas também no cotidiano (caminhar pela rua, estender roupas, etc). “Pessoas de pele, cabelos e olhos claros, e as que têm muitas pintas ou histórico de câncer de pele na família são as que têm mais necessidade de proteção. Além disso, é preciso ter muito cuidado na infância, pois a lesão do sol se acumula na pele e as queimaduras na infância aumentam muito o risco de ter cânceres de pele”, observa a médica. 

Entre as principais medidas de prevenção estão o uso de chapéu, óculos e protetor solar que tenha fator 30 - e que deve ser reaplicado no caso de a pessoa suar ou entrar na água. Além disso, é preciso evitar o sol das 10h às 16h. 

Confira a cartilha temática do Instituto Nacional de Câncer sobre o tema clicando aqui. E mais informações também estão disponíveis no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

IPE Saúde