Estado distribui vacinas contra Covid-19 para a primeira dose em 162 mil pessoas

distribuicao
Cerca de 12 horas depois de ter chegado ao Estado, doses já tinham toda distribuição encaminhada - Foto: Divulgação SES

Um esquema de logística da Secretaria da Saúde (SES) na manhã desta terça-feira (19/1) garantiu o envio, para todo o Estado, de 170,8 mil doses da vacina contra a Covid-19. De Porto Alegre, as doses foram encaminhadas via aérea e terrestre para a capital e para as 18 coordenadorias regionais da SES, de onde será feita a distribuição a todos os municípios do Estado.

Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde da linha de frente na pandemia em hospitais, Atenção Básica e rede de urgência e emergência, pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e população indígena aldeada.

Na segunda-feira (18/1) à noite, um lote com o total de 314,8 mil unidades da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, chegou ao Rio Grande do Sul. Metade dessa quantidade fica reservada pela SES para envio posterior aos municípios, assegurando quantitativo suficiente para a segunda aplicação, duas a quatro semanas depois da primeira. A outra metade teve o envio realizado na manhã desta terça (19).

O total enviado é destinado a um público estimado de 162 mil pessoas, acrescido de uma margem extra de 5% por segurança (reserva técnica em casos de avarias ou perdas de doses).

IMG 20210119 100559167As 18 Coordenadorias Regionais de Saúde definem a distribuição por município conforme critério populacional do público-alvo - Foto: Divulgação SES

Os primeiros envios a partir da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES, em Porto Alegre, ocorreram para o aeroporto Salgado Filho. De lá, um helicóptero e um avião bimotor da Secretaria da Segurança Pública enviaram as doses às regionais de Caxias do Sul, Erechim e Palmeira das Missões, onde chegaram ainda pela manhã. Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior acompanhou o embarque.

Um segundo envio aéreo ocorreu no início da tarde, com destino a Carazinho e Santo Ângelo. Em cada um desses destinos, as doses começaram a ser divididas entre as cidades da coordenadoria regional correspondente. A previsão é que entre esta terça e quarta-feira todos os 497 municípios do Estado já estejam com as cargas recebidas.

Coronavac Ceadi 2
Vacina CoronaVac tem de ficar armazenada entre 2ºC e 8ºC - Foto: Divulgação SES

Ainda de manhã, na Ceadi, os demais envios foram sendo carregados às demais regionais. Por volta de 10h30, todas as coordenadorias que fariam o transporte rodoviário já estavam com os veículos carregadas com as caixas térmicas que armazenam as vacinas em temperatura controlada. Assim como a Secretaria de Saúde de Porto Alegre, que ainda de manhã retirou a sua parcela de 51,6 mil doses no local, encaminhando para a Vigilância em Saúde de Porto Alegre.

Distribuição entre os municípios

A distribuição das doses de vacina por município está sendo consolidada, nesta terça-feira (19/1), pelas 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), de acordo com os critérios populacionais dos grupos prioritários.

Após, as prefeituras de 496 municípios devem retirar na respectiva CRS o quantitativo proporcional à população a ser vacinada. A exceção foi Porto Alegre, que pela proximidade e volume maior do lote realizou a coleta diretamente na Ceadi. Toda a população dos grupos prioritários será vacinada, mesmo que em um segundo momento, devido à quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Texto: Ascom SES