Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Prev e IPE Saúde mantêm suspensão nos atendimentos presenciais

Publicação:

fachada predio ipe saude
Atendimentos presenciais ficam suspensos em Porto Alegre e nas unidades do interior do Estado até o dia 04/10 - Foto: Carolina Greiwe / Divulgação IPE Saúde

O Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial do Estado do RS, nesta segunda-feira, 31 de agosto, a Instrução Normativa conjunta IPE Prev e IPE Saúde, nº 17, de 31 de agosto de 2020, que aborda a prorrogação de medidas complementares e temporárias relativas aos serviços decorrentes da pandemia do COVID-19.

De acordo com o Diretor-Presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann, e o Diretor-Presidente do IPE Saúde, Marcus Vinicius Vieira de Almeida, permanece mantida a suspensão dos atendimentos presenciais no Edifício-Sede do IPE Prev e IPE Saúde, assim como nas unidades de atendimento no interior do Estado até o dia 04/10/2020.

Os atendimentos do IPE Prev e do IPE Saúde estão sendo realizados por meio digital e podem ser acessados pelos seguintes links:

Acesse a normativa conjunta nº 17 na íntegra clicando aqui.

Prorrogação da Teleconsulta

O serviço de Teleconsulta, implantando de forma pioneira para os segurados do IPE Saúde durante a pandemia do Coronavírus, será prorrogado até o dia 1º de outubro. A modalidade é oferecida ao usuário sem cobrança de coparticipação. Saiba mais sobre o serviço de Teleconsulta clicando aqui. 

Renovação automática de dependentes estudantes

Além disso, os dependentes estudantes terão sua condição renovada automaticamente até 31 de dezembro de 2020. A medida beneficia diretamente cerca de 50 mil segurados que necessitam de comprovação semestral dos estudos mas, neste ano, foram impactados com a pandemia do Coronavírus e a suspensão das aulas presenciais. “Embora exista a possibilidade de retorno às aulas presenciais ainda no segundo semestre, trata-se de uma situação nova para todas as instituições. A emissão de atestados e outras questões administrativas podem ser dificultadas neste cenário. Por isso, o IPE Saúde entende que é uma medida de segurança e respeito às famílias dos segurados a extensão deste e de outros benefícios, como a Teleconsulta”, aponta o diretor-presidente da autarquia, Marcus Vinícius de Almeida. 

A renovação automática é válida, contudo, apenas para quem já teve a última renovação como dependente estudante. Situação e validade do cartão podem ser consultadas em no site, na área do Segurado, realizando login com a matrícula e senha. Para quem ainda não está nessa condição (ou seja, que vai ser dependente estudante pela primeira vez), é preciso fazer a solicitação e enviar documentos digitalizados diretamente no site do IPE Saúde, neste link.

O benefício da renovação é destinado a filhos ou enteados de segurados com idade entre 18 e 24 anos incompletos, que podem ser dependentes do IPE Saúde. Para isso, é necessário que sejam solteiros e sem união estável. O benefício estende-se para o tutelado e o menor sob guarda, nas mesmas condições, desde que comprovada dependência econômica do segurado. É importante destacar que a renovação fica válida somente até o aniversário de 24 anos do(a) dependente - mesmo durante a pandemia. Neste caso, o titular poderá solicitar a adesão do seu dependente no Plano de Assistência Médica Complementar (PAC).

Vale lembrar que o procedimento pode ser realizado a cada semestre, pelo titular,  de forma totalmente online diretamente no link específico da Renovação de Dependente Estudante.

Ascom - IPE Prev / IPE Saúde

IPE Saúde