Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Janeiro Branco: IPE Saúde inaugura nova modalidade de pacotes de serviços na área da Psiquiatria

Publicação:

assinatura2
Assinatura do termo foi realizada na segunda-feira (18/01). - Foto: IPE Saúde / Divulgação

O IPE Saúde e a Clínica Psiquiátrica São José firmaram na segunda-feira (18/01) um Termo de Acordo de Remuneração Gerenciada, que possibilita que o usuário do IPE Saúde possa receber atendimento psiquiátrico na modalidade de “pacote de serviços”, sem custos adicionais, tanto para internação quanto para Pronto Atendimento e Atendimento Ambulatorial. A ação integra a mobilização em torno do Janeiro Branco, uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.

A nova modalidade de pacote de serviços trata-se de um projeto do IPE Saúde junto aos prestadores, com foco em possibilitar uma gestão mais eficaz do atendimento ao usuário. O primeiro termo neste novo formato em 2021 foi assinado com o Instituto de Cardiologia, na área assistencial, e agora, a partir do contrato firmado junto à Clínica Psiquiátrica São José, abrem-se as possibilidades para aplicações na área clínica, com outras instituições semelhantes.

No caso das internações, por exemplo, a nova modalidade de serviços possibilita a cobertura integral ao usuário nos primeiros 30 dias, em caso de necessidade - algo importante para quadros mais graves de depressão, ideação suicida ou de dependência química, por exemplo, que demandam tempo maior de tratamento em determinadas situações.

A Clínica São José, em Porto Alegre, é composta por unidades de internação psiquiátrica, adequadas ao grau de necessidade do paciente, tais como unidades de Cuidados Especiais e unidades de Dependência Química, entre outras. Além disso, conta com equipe interdisciplinar, composta por médicos psiquiatras, psicólogos, farmacêutico, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, consultor em dependência química, nutricionista, educador físico e assistente social. A estrutura hospitalar oferece Pronto Psiquiátrica, com plantão médico psiquiátrico permanente e consultas ambulatoriais.

Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde

assinatura
Nova modalidade de pacote de serviços trata-se de um projeto do IPE Saúde junto aos prestadores - Foto: IPE Saúde / Divulgação

IPE Saúde