Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Optante / Licenciado

ATENÇÃO: O ATENDIMENTO PRESENCIAL ESTÁ SUSPENSO EM FUNÇAO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Todos os serviços são prestados de forma online. No caso de as informações abaixo mencionarem que é preciso comparecer pessoalmente, verifique neste link como proceder em cada caso.

Ao perder o vínculo com o Estado ou com os Órgãos Conveniados ao IPE-Saúde, o ex-servidor poderá optar por permanecer no sistema de assistência à saúde.

Essa opção também se estende ao servidor público estadual que interromper o exercício de suas atividades funcionais sem direito à remuneração e sem perda da sua condição de servidor. É caso do servidor licenciado sem remuneração, cedido sem ônus ou afastado sem remuneração e o servidor contribuinte do RGPS em licença saúde.

Ainda, o dependente que perder o vínculo com o segurado por óbito ou separação, ou perder o PAC, e o ex-pensionista poderão permanecer no IPE-Saúde como Dependente Optante.

Sobre a coparticipação financeira relativa a consultas e exames, optantes, PAC e dependentes optantes são enquadrados na categoria 5. Veja mais detalhes clicando aqui.

Declarações para Imposto de Renda: consulte a área “Para o Segurado”, e selecione a opção “OPTANTES”.

Informações adicionais e dúvidas podem ser requeridas pelo e-mail plano-saude@ipesaude.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3210-5706.

IPE Saúde