Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

PAC

Sim. Desde que os dependentes atendam aos requisitos, como ser solteiro e ter o parentesco previsto (filho, enteado, neto etc), o segurado poderá solicitar a adesão do seu dependente no PAC. 

A Resolução do PAC estabelece a idade máxima para incluir dependente no PAC neste caso. Para incluir NETO, será permitida a adesão daqueles com no máximo 18 anos incompletos. Para os demais dependentes (filho, enteado, menor sob guarda e tutelado), no máximo com 45 anos de idade incompletos.

Não será necessário. O mesmo cartão será validado para uso. A senha para consulta e acesso à Área do Segurado também não será alterada.

As causas prováveis de aumento da mensalidade podem ser: o dependente ultrapassou a faixa etária para a mensalidade que estava pagando; ou, houve o reajuste anual das mensalidades PAC que ocorrem no mês de junho. Ambas situações podem ser confirmadas em http://ipesaude.rs.gov.br/valores-de-contribuição. Se não for nenhuma das causa apresentadas, poderá ser enviado um questionamento para atendimento@ipesaude.rs.gov.br

Faça o login na Área do Segurado com a matrícula do dependente PAC. 

Em Declarações para Imposto de Renda, clique em PAC/PAMES. Em seguida, informe o ano calendário. Abaixo, link de acesso à área do segurado:

http://www.ipe.rs.gov.br/index.php?model=webgen&id=54 

A elaboração do Comprovante de Contribuições leva em consideração quando foi paga cada parcela do plano. Se nenhum pagamento ocorrer em determinado mês, este será apresentado no comprovante com valor “zerado”. Da mesma forma, caso ocorra o pagamento de duas ou mais parcelas no mesmo mês, este será apresentado com o somatório das parcelas pagas.

Ressalta-se que o Comprovante de Contribuições se destina à comprovação junto à Receita Federal e a apresentação das contribuições está de acordo com a legislação vigente do Imposto de Renda. Não recomendamos a utilização desse documento para controle de parcelas pagas ou não, visto que pode gerar interpretações equivocadas

IPE Saúde