Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde mental em época de isolamento

reunião
Agendar encontros semanais, mesmo que virtuais, é uma medida importante - Foto: Divulgação

Muitos de nós estamos em isolamento social significativo, convivendo somente com as pessoas da própria casa, trabalhando a distância e evitando encontros e saídas que não sejam essenciais há mais de um ano. Segundo pesquisa realizada pela Unifesspa em 2020, houve um aumento dos sentimentos de ansiedade, preocupação, tristeza e estresse entre os brasileiros durante a pandemia do Coronavírus. De acordo com o estudo, 71,01% das mulheres e 40,71% dos homens que responderam os questionários apresentaram sintomas clinicamente importantes de sofrimento psicológico.

Somos seres sociais - a humanidade vive em comunidade e as relações são muito importantes para a manutenção da saúde mental.

Isolamento social não precisa ser sinônimo de solidão: mantenha sua rede de relacionamentos ativa. Confira algumas orientações e dicas para minimizar os prejuízos e maximizar as ferramentas para vivermos melhor nesse período:

  • Agende encontros semanais, mesmo que virtuais, com os amigos, familiares e colegas.
  • Faça chamadas de vídeo ou áudio com pessoas próximas em horários possíveis, pergunte como estão, ofereça auxílio e peça ajuda se precisar, incentive-os a manter esses contatos.
  • Resgate amizades e contatos que se perderam, encontre grupos nas redes sociais com atividades e interesses em comum.
  • Pense em formas de ajudar: veja ações solidárias em curso, entidades que precisam de auxílio. A solidariedade e a cooperação auxiliam os dois lados e aumentam a satisfação e os vínculos sociais.
  • Planeje uma rotina mesmo que fique dentro de casa: mantenha horários regulares para se  levantar e se deitar; mantenha os cuidados usuais e rotinas de alimentação.
  • Se estiver em trabalho remoto, faça pausas e se movimente durante o período de trabalho. Sugere-se pausas de 5 minutos a cada 1 hora de trabalho e, preferencialmente, que as pausas sejam ativas.
  • Faça atividades relaxantes como meditar, escutar música, assistir filmes, ler livros, fazer cursos online.
  • Se estiver em sofrimento intenso, busque ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras: há profissionais e serviços disponíveis mesmo à distância.


Referências:

Ministério da Saúde

Unifesspa

Diretoria de Relacionamento com Segurados
Responsável Técnico: Diretor de Provimento de Saúde Antonio Quinto Neto
Autoria: Dra. Michelle Lise, perita médica e auditora do IPE Saúde
Revisão e edição: Raquel Schneider, jornalista.

IPE Saúde