Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde | Solicitar Reembolso de Anestesia para exame de colonoscopia, endoscopia ou broncoscopia

Descrição

A anestesia quando utilizada para execução de exame de colonoscopia, endoscopia ou broncoscopia quando requisitado por um médico credenciado ao plano, é passível de reembolso. 

Pré-Requisitos

  • Ser segurado do IPE Saúde;
  • Exame ter sido requisitado por um médico credenciado; e
  • Realização de exame que possui cobertura.  

Etapas para realização do serviço


  1. Clicar em "Acessar o serviço";
  2. Realize o login com o número do seu cartão IPE Saúde e senha;
  3. Leia atentamente as instruções, preencha os campos e clique em “Continua”;
  4. Escolha apenas uma opção no campo CRM OU CNPJ. Ao preencher os valores, não coloque pontos nem vírgulas, somente os números;
  5. Escolha a forma que deseja receber o pagamento;
  6. Leia o Termo de Aceite e escolha a opção “Li e aceito os termos”;
  7. Clique em “Envia”;
  8. Acompanhar o andamento da sua solicitação pela Consulta de Reembolso de Anestesia. 

Documentos Necessários

  • Nota fiscal ou recibo assinado e carimbado pelo médico;

Prazo

  • Após o envio da solicitação, aguarde nosso retorno por e-mail em até 30 (trinta) dias, exceto para os casos de anestesia de "procedimentos realizados em outros hospitais" ou "exames de colonoscopia, endoscopia e broncoscopia". Também lembre-se de verificar em sua caixa de spam ou lixo eletrônico se há e-mails com final @ipesaude.rs.gov.br.
  • Caso sua solicitação seja deferida*, o reembolso será pago em até 20 (vinte) dias.
  •  *O trâmite do processo de reembolso de anestesia utilizada em procedimento cirúrgico depende do envio, por parte do prestador (médico ou hospital), da conta hospitalar dos procedimentos realizados ao IPE Saúde. O colaborador possui um prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias para encaminhá-la. 


Formas de Recebimento


Em Conta Banrisul:

  • Solicitação de reembolso Eletrônico: você recebe a restituição diretamente em sua Conta do banco Banrisul cadastrada no sistema do IPE Saúde.
  • Solicitação de reembolso por Processo Administrativo: você recebe a restituição na Conta do banco Banrisul informada ao preencher o formulário.


Ordem de Pagamento:

  • Você recebe a restituição por meio de ordem de pagamento. Neste caso, para sacar o valor, basta dirigir-se a qualquer agência Banrisul e apresentar documento de identificação que contenha o número de seu CPF.

IMPORTANTE: ambas as formas de pagamento somente são realizadas em contas e agências do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul.


Valor Reembolsado

O reembolso de anestesia para exames será sempre com base no porte anestésico 3.

  • Porte Anestésico 3: R$ 156,45  

Mecanismos de Consulta sobre o Andamento do Serviço e Manifestação

Reembolso Eletrônico: acompanhe o andamento da sua solicitação pela Consulta de Processos Eletrônicos (exemplo: 7xxxxx.2442.xx-x)


Informações Complementares

Existe a possibilidade de o médico ter na sua equipe um profissional anestesista credenciado ao IPE Saúde e, neste caso, não cobrar pelo procedimento diretamente do beneficiário, mas do IPE Saúde, conforme os valores definidos em contrato. Situação semelhante ocorre quando o hospital ou a clínica possui convênio global com o IPE Saúde e fornece um anestesista de seu quadro para o procedimento. Nesses casos, o procedimento anestésico é realizado sem custos para o segurado.

Recomenda-se ao segurado que, diante do procedimento a ser realizado pelo IPE Saúde que necessite de anestesista, procure se informar com o médico sobre as condições em que será realizado o procedimento para não ser surpreendido com cobranças futuras por parte do anestesista.


Caso conste "Contate o IPE Saúde" no andamento de seu processo, solicitamos que siga os seguintes passos:

  1. Acesse o serviço;
  2. No campo “Tipo de reembolso” selecione “outras solicitações”;
  3. No campo “Outras observações” digite o número do processo;
  4. Anexe a nota fiscal ou recibo assinado e carimbado pelo médico, requisição do médico credenciado, resultado/laudo do Exame. 

Confira o passo a passo para solicitar o reembolso. 

Legislação Aplicada

Ordem de Serviço n° 04/2013

IPE Saúde