Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde lança ferramenta que aponta locais para fazer o exame de detecção do Coronavírus

Publicação:

pessoa manuseia teste  RT-PCR
O teste coberto pelo instituto é do tipo RT-PCR. - Foto: Mufid Majnun / Unsplash - Divulgação

Uma nova ferramenta de busca, disponível no site do IPE Saúde e no portal rs.gov.br, aponta os locais em que é possível realizar o exame de detecção do Coronavírus no Estado. A solução, desenvolvida em parceria com a Procergs, apresenta, conforme o município, os estabelecimentos em que o teste de diagnóstico para a covid-19 pode ser realizado com cobertura pelo Instituto. A ferramenta também está integrada ao portal dos serviços digitais do governo do Estado. 

É importante destacar que o exame para detecção do Coronavírus será coberto pelo IPE Saúde quando o pedido for feito por um médico credenciado em caso de internação hospitalar, tratamento ambulatorial ou no pronto atendimento. Não há, portanto, cobertura para exames solicitados em consultórios. 

O teste coberto pelo instituto é o RT-PCR, que constata a presença de material genético do vírus na amostra do paciente - ou seja, identifica as pessoas que estão com o vírus ativo. As amostras deste tipo de teste são coletadas por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca). Em casos mais específicos, pode também pode ser feita com a lavagem broncoalveolar, dentro do pulmão. Trata-se do teste que possui maior exatidão, sendo considerado padrão-ouro. 

Por ser um sistema de assistência público, o IPE Saúde não é regido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ainda assim, logo no início da pandemia, de forma pioneira, o instituto disponibilizou o exame em seu rol de cobertura, conforme Portaria 04/2020, publicada no dia 17 de março. 

Raquel Schneider / Ascom IPE Saúde

IPE Saúde