Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Uso de Vitaminas

vegetais variados e coloridos à mostra
As vitaminas estão presentes na alimentação, em especial nos vegetais. - Foto: IPE Saúde / Divulgação

As vitaminas estão presentes na alimentação, em especial nos vegetais. Assim, quanto mais cores no prato, mais variadas as vitaminas e minerais ingeridos.

Muitos acreditam que quanto mais vitaminas, melhor, mas não é bem assim. As necessidades diárias de ingestão variam conforme a idade, fases da vida (ex.: gestação), presença de doenças ou o uso de medicamentos.

Embora o uso de suplementos esteja cada vez mais comum, eles devem ser utilizados de forma parcimoniosa. Podem causar danos se forem usados sem orientação.

Confira alguns dados sobre as diferentes vitaminas:

Vitamina A: é derivada dos carotenoides - moléculas de pigmentos alaranjados; quando é consumida em quantidade de até 30 mg/dia pode levar a uma alteração da cor da pele, que fica amarelada (o que pode ser regulado com a redução da ingesta). Contudo, o consumo excessivo pode causar alterações neurológicas, visão turva, confusão mental, sonolência, aumento da pressão intracraniana com forte dor de cabeça, sensibilidade à luz, lábios rachados e pele seca e áspera e ainda gerar malformações fetais em gestantes, não devendo ser usada junto com alguns medicamentos como tetraciclinas, por exemplo.

Vitaminas do complexo B (biotina, ácido fólico, niacina, ácido pantotênico, riboflavina, tiamina, piridoxina e cobalamina): estão envolvidas em diversas funções corporais, mas seu excesso é hepatotóxico, pode causar icterícia, dor abdominal, visão borrada, piora da hiperglicemia e precipitação de gota preexistente. Excesso de B6 lesa os nervos, causando dor e dormência nos pés e nas pernas.

Vitamina C: é importante na formação, crescimento e reparo dos ossos, e pele, porém, em excesso, pode causar diarreia e cálculos urinários além de sobrecarga de ferro no organismo.

Vitamina D: contribui para a formação óssea, seu excesso leva a maior captação intestinal de cálcio, aumentando o nível no sangue, gerando sintomas como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro de insuficiência renal grave, podendo levar à morte.

Vitamina E: participa dos processos anticoagulantes. A suplementação foi associada a um aumento de mortalidade já na dose de 400 UI por dia. Sintomas da hipervitaminose E incluem fraqueza muscular, fadiga, náuseas, diarreia, visão turva, diminuição dos hormônios tireoidianos e aumento dos triglicerídeos. O maior risco é o sangramento. 

Vitamina K: importante na coagulação do sangue. Em excesso, pode provocar alterações hepáticas, hiper estimular a coagulação sanguínea, aumentando o risco de tromboses, anemias por lesão celular das hemácias e icterícia.  

O ácido hialurônico não deve ser suplementado em pacientes com diagnóstico de câncer nos últimos cinco anos.

Todas as vitaminas são importantes, mas como visto, o uso indiscriminado tem riscos à saúde. Se você acha que precisa suplementar alguma vitamina, além das fontes naturais, converse antes com seu médico ou nutricionista.

 

Fontes naturais de vitaminas:

Vitamina A Caroteno

Complexo B

Vitamina C

Vitamina D

Vitamina E

Vitamina K

Óleo de fígado de peixe

Fígado

Gema de ovo

Cenoura

Batata doce

Abóbora 

Manga 

Mamão 

Acerola

Espinafre 

Brócolis 

Couve

Levedura seca

Fígado

Cereais integrais

Salmão

Atum

Legumes

Carne vermelha

Ovos

Leite

Nozes

Brócolis

Limão

Laranja

Acerola

Tomate

Batatas

Brócolis

Morango

Pimentão

Exposição solar diária por 15 minutos

Peixes gordurosos 

Óleo de fígado de peixe 

Gema de ovo

Leguminosas

Trigo 

Amendoim

Cereais integrais

Carnes magras  

Óleo vegetal 

Nozes

Sementes

Verduras verdes

Verduras verdes 

Couve

Espinafre

Óleo de soja

Óleo de canola

 

Referências

https://www.efsa.europa.eu/sites/default/files/efsa_rep/blobserver_assets/ndatolerableuil.pdf

https://www.researchgate.net/publication/250041340_Dietary_reference_intakes_aplicabilidade_das_tabelas_em_estudos_nutricionais

https://jornal.usp.br/atualidades/consumo-excessivo-de-vitaminas-pode-causar-danos-a-saude/

https://saude.rs.gov.br/vigilancia-em-saude-alerta-sobre-riscos-no-uso-da-vitamina-d-no-estado

https://www.infoescola.com/doencas/hipervitaminose/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-as-vitaminas

Diretoria de Relacionamento com Segurados
Responsável Técnico: Diretor de Provimento de Saúde Antonio Quinto Neto
Autoria: Dra. Michelle Lise, perita médica e auditora do IPE Saúde
Revisão e edição: Raquel Schneider, jornalista.

 

 

IPE Saúde