Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde orienta usuários sobre manutenção do plano em casos de falecimento

Publicação:

falecimento
IPE Saúde esclarece as medidas necessárias com foco em auxiliar os usuários no momento do luto. - Foto: Canva / Divulgação

Nesta fase crítica da pandemia de Covid-19, há um crescente número de óbitos em todo Brasil. São famílias que, com a perda de entes queridos, sofrem as dificuldades de, ao mesmo tempo, vivenciar o luto e realizar as tarefas decorrentes do falecimento do parente. Com foco em auxiliar os usuários neste momento delicado, o IPE Saúde esclarece as medidas necessárias.

Em caso de falecimento de titular do IPE Saúde, os dependentes ativos (inclusive Dependentes PAC) são automaticamente desligados. Contudo, aqueles que forem aptos a se habilitar para o recebimento do benefício de pensão por morte pelo IPE Prev (exceto os Dependentes PAC) ficam com o IPE Saúde ativo por 90 dias após a data do óbito do segurado.

Para permanecerem com o plano IPE Saúde, portanto, os dependentes têm as seguintes opções:

 1) Solicitação de concessão de pensão por morte junto ao IPE Prev, disponível neste link

•       Esta medida prevê a manutenção do IPE Saúde após os 90 dias em que o plano permanece ativo após a data do óbito, ou seja, durante a tramitação do processo de pensão.

•       Se for deferido o pedido de pensão, o dependente continua como beneficiário(a) do plano, descontando em folha o percentual de 3,1% mensalmente.

 

2) Adesão à modalidade de Dependente Optante - veja as orientações e encaminhe a solicitação clicando aqui.

•       Quando não for solicitada a pensão por morte.

•       Se for Dependente PAC.

•       Se for dependente de segurado(a) de prefeitura e/ou outros órgãos*.

(*) O dependente de segurado de prefeitura e/ou outros órgãos que se torna pensionista pelo Fundo de Pensão do município, poderá manter o plano ativo através da contribuição sobre a sua pensão -Não sendo necessária, neste caso, sua adesão como Dependente Optante.

Nas demais situações (falecimento de dependentes, por exemplo), a orientação é que o óbito do usuário seja comunicado através do formulário digital disponível neste link, no qual basta anexar a certidão de óbito e a identificação do familiar ou amigo que está comunicando o IPE Saúde. Esta medida é importante para a regularização da situação e evita a geração de boletos posteriores, por exemplo.

O IPE Saúde reforça que conta com canais em seu site para o encaminhamento de todas as solicitações dos usuários durante a pandemia do Coronavírus, através do Atendimento Digital, clicando aqui.

Raquel Schneider  /Ascom IPE Saúde

IPE Saúde