Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Câncer de Próstata

pessoa segura fita azul, símbolo do novembro azul
No Brasil, assim como no Rio Grande do Sul, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens - Foto: IPE Saúde / Divulgação

A próstata é uma glândula masculina que fica próxima da bexiga. Ela produz uma parte do sêmen, sendo importante para a reprodução humana.

Os sintomas do câncer de próstata se devem ao aumento de tamanho da glândula que termina por dificultar a passagem da urina pela uretra. São eles:

  • dificuldade para urinar;
  • demora para começar e terminar de urinar;
  • presença de sangue na urina;
  • diminuição da força do jato de urina;
  • necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

No Brasil, assim como no Rio Grande do Suo, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, estando atrás apenas do câncer de pele.

A maioria dos casos surge após os 65 anos de idade (75%). No nosso estado, a incidência tende a ser maior. O câncer de próstata inclui diversos tipos. Esta neoplasia pode ter um comportamento menos agressivo, levando anos para se manifestar, ou mais agressivo, em que se espalha pelo corpo de forma rápida e pode levar à morte.

O exame da próstata é feito pelo urologista através de toque, exame de sangue (PSA) e exames de imagem como a ecografia.

São considerados fatores de risco:

• Idade > 50 anos

• Irmão ou pai com câncer de próstata

• Cor de pele preta

• PSA prévio elevado

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos sejam avaliados pelo médico urologista. Indivíduos com parentes de primeiro grau com câncer de próstata e da raça negra devem começar a avaliação aos 45 anos.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomendam o rastreamento do câncer de próstata em homens que não tenham sinais ou sintomas suspeitos por entenderem que a maioria dos casos seria de pouca agressividade.

O importante é lembrar que a saúde do homem também pode e deve ser acompanhada ao longo da vida.

Converse com seu médico.

REFERÊNCIAS

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://aps.bvs.br/aps/qual-e-a-orientacao-atualizada-do-ministerio-da-saude-para-rastreamento-e-prevencao-do-cancer-da-prostata/

https://www.ufrgs.br/telessauders/prostata.php

Diretoria de Relacionamento com Segurados
Responsável Técnico: Diretor de Provimento de Saúde Antonio Quinto Neto
Autoria: Dra. Michelle Lise, perita médica e auditora do IPE Saúde
Revisão e edição: Raquel Schneider, jornalista.

IPE Saúde