Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O IPE Saúde

O Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, seus dependentes e pensionistas denomina-se IPE Saúde. A instituição trabalha com um conjunto de ações visando à prevenção de doenças, promoção, educação e assistência à saúde. 

Responsável pela assistência médica e hospitalar de cerca de um milhão de pessoas, o IPE Saúde iniciou como um benefício concedido pelo Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul – IPERGS em 1966, com a criação da assistência médica hospitalar operatória. Nesse período, o Instituto passou por uma grande reestruturação, que incluiu o início da assistência à saúde do servidor público. Em 1971, o IPE Saúde passou a ter o formato que tem nos dias atuais.

É importante ressaltar que o IPE Saúde é um sistema de assistência à saúde regido por leis estaduais específicas e, por isso, não está sujeito a normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Com o desenvolvimento de novas tecnologias na área médica, e necessidade de uma gestão especializada tanto na saúde como na área da previdência, que era a atuação original do IPERGS, foi elaborado um Projeto de Especialização do IPE.

A especialização teve como foco a qualificação dos serviços prestados ao servidor gaúcho, e para isso, a necessidade em separar as duas áreas de atuação – saúde e previdência – em autarquias distintas.

Os projetos de lei complementar que tratavam sobre a previdência do Estado, foram aprovados pelo plenário da Assembleia Legislativa no dia 6 de março, e as leis referentes à criação da autarquia IPE Saúde e reestruturação do quadro de pessoal do IPERGS, no dia 13 do referido mês.

As leis que regulamentam o IPE Prev – antigo IPERGS, e o IPE Saúde como autarquia foram publicadas no Diário Oficial do Estado no dia 6 de abril de 2018 e, posteriormente, alteradas em 2020. Veja mais detalhes na aba Legislação, neste link.  

As autarquias dividem a mesma sede, localizada na Avenida Borges de Medeiros nº 1945, em Porto Alegre – RS.

IPE Saúde