Abril Azul e Marrom – Atenção para Autismo e Cegueira
Abril Azul - Autismo
Com o objetivo de chamar a atenção de todos sobre o autismo, doença que atinge até 2 milhões de pessoas no País e 70 milhões no mundo, a Organização das Nações Unidas estabeleceu o 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
A campanha tem o objetivo trabalhar a ideia da neurodiversidade. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja da linguagem, seja no comportamento social e é mais comum em meninos, na proporção de quatro para cada uma menina.
Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais. O diagnóstico definitivo é dado em geral após os três anos de idade, mas os sintomas podem ser observados antes disso e os cuidados podem ser iniciados de imediato. Esses sintomas, ou sinais, foram categorizados pelo Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-5).?
De acordo com a Lei federal 12.764/2012, a pessoa com autismo é considerada pessoa com deficiência (PCD), e tem direito a apoio em seu desenvolvimento pedagógico. Ao receber o diagnóstico de TEA, que é incurável, deve-se entender que será uma condição levada para a vida toda e será o tratamento que definirá o desenvolvimento do indivíduo.
Abril Marrom - Cegueira
No Brasil, 8 de abril é o dia nacional do sistema Braille, que é até hoje usado por pessoas cegas. A campanha "Abril Marrom" é celebrada nacionalmente desde 2016 e a escolha desse tom para representar o mês se deu pelo fato desta ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros. No sul do Brasil, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são 3,2% da população, com algum tipo de deficiência visual. ?
A ideia da mobilização é conscientizar sobre o tratamento e diagnóstico precoce das doenças que afetam a visão e podem levar à cegueira, cujo primeiro cuidado ocorre após o nascimento, com o teste do olhinho. Também se destaca a importância de consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano como forma de diagnosticar precocemente qualquer problema ocular. Nessas consultas, é possível realizar a triagem de doenças e também receber orientações sobre o cuidado com o sistema ocular.
O Abril Marrom é uma iniciativa importante para conscientizar a população sobre a prevenção e o combate às doenças que colocam em risco a visão, e, com informação e cuidado, podemos favorecer a saúde dos olhos.
Fontes:
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/junho/18-de-junho-dia-do-orgulho-autista
https://www.camarapoa.rs.gov.br/noticias/abril-azul-mobiliza-para-a-inclusao-de-pessoas-com-espectro-autista
http://www.cofen.gov.br/onu-chama-atenao-para-o-autismo_6598.html
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm
https://bvsms.saude.gov.br/10-7-dia-da-saude-ocular-4/
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/julho/cuidados-regulares-com-os-olhos-podem-evitar-a-perda-da-visao