Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ainda com restrições, IPE Saúde retoma atendimento telefônico para casos emergenciais

Publicação:

Central provisória trabalha com um quinto da capacidade normal
Central provisória trabalha com um quinto da capacidade normal - Foto: Alessandro Gonçalves / GPA do Brasil

Nessa semana, o IPE Saúde conseguiu retomar parcialmente o atendimento telefônico aos segurados do sistema. De maneira emergencial e ainda com apenas um quinto da capacidade original, o Instituto orienta os segurados a realizarem as solicitações de maneira on-line, através do site, e procurarem o atendimento telefônico apenas em casos urgentes.

Em razão dos alagamentos provocados pelos severos eventos climáticos, todo o parque de energia elétrica que abastece o edifício-sede do Instituto foi comprometido. Devido aos estragos e a falta da estrutura necessária, o IPE Saúde operava sem atendimento telefônico desde o início do mês de maio. 

Em uma parceria com a empresa GPA do Brasil, contratada do Instituto, que cedeu 3 postos de trabalho em sua área física própria, o IPE Saúde montou e equipou uma estrutura provisória de telefonia e acesso aos serviços cadastrais de seus segurados. Neste primeiro momento, a central provisória tem capacidade para 3 atendentes e um coordenador que darão suporte aos usuários com demandas urgentes.

A Diretoria de Relacionamento com o Segurado, salienta que o retorno se dá em caráter emergencial, uma vez que feito por equipe totalmente reduzida, e pede a compreensão dos segurados para um tempo de espera maior do que o observado habitualmente, desde a criação da central telefônica do IPE Saúde, ocorrida em abril de 2022.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e o número telefônico para os usuários que precisarem do serviço permanece o mesmo: (51) 3288-1550. O Instituto reforça que todos os serviços e solicitações podem ser feitas através do site ipesaude.rs.gov.br.

Danos causados no edifício-sede

Devido aos recentes eventos climáticos que atingiram o estado, o edifício-sede do IPE Saúde segue passando por reforma e reconstrução dos sistemas. Os alagamentos que tomaram conta das ruas do bairro Praia de Belas atingiram severamente todo o primeiro andar e parte do segundo, causando muitos estragos e comprometendo sistemas inteiros como rede elétrica, rede de internet, elevadores e sistema de ar-condicionado. Equipes do IPE Saúde e do IPE Prev, que compartilham o prédio, vem trabalhando e buscando soluções para possibilitar a retomada completa das atividades presenciais, ainda sem data definida.

Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

IPE Saúde