Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Teatro do IPE dá primeiro passo para revitalização

Assinatura de termo de cessão para a Secretaria da Cultura ocorreu nesta quinta-feira (9/2)

Publicação:

Assinatura foi realizada na esplanada de acesso ao Teatro, nesta quinta-feira (9/2)
Assinatura foi realizada na esplanada de acesso ao Teatro, nesta quinta-feira (9/2) - Foto: Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), o Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE Prev) e o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE Saúde) assinaram, nesta quinta-feira (9/2), o Termo de Cessão de Uso do Teatro IPE, que estava desativado há mais de duas décadas. Com isto, a secretaria assume a gestão das atividades culturais a serem desenvolvidas no imóvel pelos próximos 20 anos. 

A reativação do Teatro do IPE, que tem capacidade para 200 lugares, é uma demanda da comunidade cultural gaúcha desde a interrupção de suas atividades. A solenidade foi realizada na esplanada em frente ao teatro, junto ao edifício sede do IPE Prev e IPE Saúde, em Porto Alegre. 

Na ocasião, o presidente do IPE Saúde, Bruno Jatene, destacou a importância do resgate histórico do momento. “O evento que realizamos hoje concretiza o processo para a reabertura das portas do Teatro do IPE - e de uma forma simbólica, também representa o momento de reestruturação pelo qual passa o IPE atualmente. São tempos de transformação de processos e de busca por melhorias nas mais diversas áreas de atuação. É uma revitalização, com novos contornos, com modernidade, mas que honra o passado.”

O presidente do IPE Prev, José Guilherme Kliemann celebrou a ação. “Vamos devolver à sociedade que tanto frequentou este lugar no passado. Ainda que não seja a vocação final dos nossos institutos, é muito bom dispormos de um espaço que prestigia a cultura.”

Na avaliação da secretária de cultura, Beatriz Araujo, o ato reforça o trabalho que vem sendo realizado pela pasta. “É uma alegria e um desafio podermos contar novamente com este equipamento cultural que certamente trará muitos benefícios para a comunidade gaúcha”, destacou. 

Todos ressaltaram o empenho do governo nas ações de preservação, revitalização e incentivo à cultura em suas diversas manifestações. 

Quando estava em operação, o Teatro do já serviu de palco para peças gaúchas icônicas como “Bailei na Curva”, que estreou no dia 1º de outubro de 1983; “Se meu ponto G falasse”, “Passagem para Java”, “A verdadeira história de Édipo Rei”, espetáculos infantis entre outros. 

Diretores e representantes do IPE Prev, IPE Saúde e Secretaria da Cultura em frente ao teatro.
Diretores e representantes do IPE Prev, IPE Saúde e Secretaria da Cultura em frente ao teatro. - Foto: Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde



LINHA DO TEMPO: TEATRO DO IPE

TEATRO DO IPE - Inaugurado em 1972, conta com 200 lugares e a finalidade desta reestruturação é disponibilizar mais uma fonte de cultura e entretenimento para a população de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul.

1931- IPERGS instala-se em sua primeira sede, no atual Edifício Imperial (Praça da Alfândega).

1934 - IPERGS transfere-se para sua segunda sede, no Edifício Bier e Ullman na Rua Uruguai, 91.

1949 - Adquirida a primeira sede própria na Borges de Medeiros, 992.

1969 - Inicia a construção da atual sede do IPERGS.

1971 - Inauguração de monumento, feito por Vasco Prado, em homenagem a José Antônio Flores da Cunha no dia  8 de Março de 71.

HD_20111104104146foto_5_obra_de_vasco_prado.jpg

1972 - Inauguração da atual sede do IPERGS

1972 – Aos 41 anos a Sede do IPE, foi transferida para o prédio atual (Borges de Medeiros, 1945), e junto a ela foi inaugurado o Auditório do IPERGS.

1981 – Teatro do IPE e o Museu Flores da Cunha foram criados, em homenagem aos 50 anos do Instituto.

1982 - Transformado em Teatro do IPE.


2023 – Fechado há duas décadas, o teatro é cedido à Secretaria da Cultura do estado para revitalização. 

54bc765c-1dec-48d3-8dbc-6fe81775d355.jpg




Texto: Ascom IPE Saúde, IPE Prev e Sedac

IPE Saúde