Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

IPE Saúde esclarece como funcionários da Corsan podem se manter no sistema

Publicação:

Funcionários da Corsan terão interrupção da assistência a partir de 1 de outubro
Funcionários da Corsan terão interrupção da assistência a partir de 1 de outubro - Foto: Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

Em virtude da conclusão do processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN -, o contrato entre IPE Saúde e a Companhia termina amanhã, dia 30 de setembro. Assim, os segurados atualmente ligados à Corsan terão a interrupção na disponibilidade do Plano IPE Saúde a partir de 01 de outubro de 2023. Os segurados que desejam manter a assistência médica devem fazer sua adesão ao Plano Optantes.

A partir do recebimento do pedido de opção pelo IPE Saúde os serviços voltarão a ser disponibilizados, esta é a garantia de que o interessado tomou conhecimento das regras e valores a serem aplicados e possui interesse na manutenção do serviço.

O plano Optante é voltado exatamente àqueles segurados que perderam o vínculo com o Estado ou Órgão Contratante (Corsan, por exemplo) e têm a intenção de permanecer como segurado do IPE Saúde. Importante destacar que esta adesão tem prazo para ser solicitada: os interessados devem realizar a solicitação de entrada no plano Optantes em até 90 dias após a perda do vínculo, ou seja, até o dia 29 de dezembro. Portanto, são prazos distintos: a partir de 01 de outubro o serviço é encerrado, e poderá ser retomado caso a opção seja realizada até 29 de dezembro.

A solicitação de inscrição já pode ser realizada de forma antecipada através da página Optantes. Mais informações sobre o plano de Optantes podem ser encontradas no site do IPE Saúde ou no atendimento presencial, mediante agendamento.

Excepcionalmente, em virtude de Acordo Coletivo vigente e negociações no âmbito do TRT4, aposentados da Funcorsan,  que se aposentaram até 07/07/2023 e ainda não solicitaram a inscrição como Optante, serão inscritos de forma automática e provisória até o dia 30/11/2023. Em outras palavras, aposentados da Funcorsan permanecerão com a assistência do IPE Saúde para que façam a solicitação de permanência como Optante. Caso não seja feito o pedido, o plano será encerrado em 30/11/2023. Esta manutenção provisória não se estende aos dependentes destes aposentados e aos pensionistas da fundação, os quais devem solicitar a sua inscrição como Dependente Optante para manter o plano.


Matheus Lopes / Ascom IPE Saúde

IPE Saúde